“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira

Renan Kenji Sales Hayashi, Keni Carla da Silva Machado

Resumo


Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave


Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Linguas Estrangeiras Modernas.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v19n25.3941

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr