“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
Resumo
Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave
Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Linguas Estrangeiras Modernas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v19n25.3941
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.