A Literatura como Direito Fundamental e a viabilização deste direito pelo Método Recepcional e outras metodologias

Lóide Lacerda, Alice Atsuko Matsuda

Resumo


A Constituição Federal do Brasil prevê amplo acesso à educação como direito fundamental da criança e do adolescente e há mecanismos legais que combatem e punem a falta de efetividade desse direito. Entretanto, sabe-se que há vários problemas educacionais no sistema educacional público brasileiro, principalmente no ensino de estratégias para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos e, como resposta a essa problemática, pesquisadores desenvolveram métodos efetivos para melhorar o desempenho linguístico e literário dos alunos. Este artigo objetiva descrever os estudos teóricos realizados no Plano de Trabalho em Iniciação Científica intitulado “A Literatura como Direito Fundamental e a viabilização desse direito pelo Método Recepcional”, vinculado ao Projeto de pesquisa homologado no edital 04/2013 – PR 0058, “Literatura infanto-juvenil e a formação do leitor: a representação discursiva do trabalho e da tecnologia”, do grupo de pesquisa “Discursos sobre Tecnologia, Trabalho e Identidades Nacionais”, do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (Campus Curitiba). A pesquisa busca fazer um levantamento bibliográfico dos Direitos Fundamentais, da Teoria da Estética da Recepção e de propostas metodológicas de ensino de Literatura. A pesquisa também se propõe a analisar obras sociológicas acerca da educação e da cultura na sociedade contemporânea, a fim de estabelecer relações entre o acesso à literatura como direito fundamental e as demandas da atualidade. O artigo busca desenvolver uma sequência didática para auxílio da prática pedagógica a partir de obras da literatura infantil e juvenil, focalizando a representação da tecnologia, do trabalho e da construção de identidades.

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DOI: 10.3895/rl.v17n21.3731

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