Dicionários de língua espanhola: breve reflexão sobre a importância de saber selecionar a obra lexicográfica mais adequada para o nosso aluno

Márcia Rejane Oliveira

Resumo


São muitas as fontes que indicam que no Brasil uma grande parte da sua população tem ainda enormes dificuldades no que diz respeito aos processos de leitura e letramento. O dicionário, embora não seja o elemento mais importante e capaz de acabar com esta triste situação, pode contribuir de maneira positiva como a grande ferramenta didática que é. Teríamos portanto que conhecer melhor esta obra, e que soubéssemos além disto ajudar os nossos alunos a utilizá-la de modo correto. Nós professores de línguas, sejam estas maternas ou estrangeiras, somos sem dúvida alguma um dos maiores responsáveis pela iniciação do aluno na prática do uso do dicionário, e acredito que uma das nossas tarefas principais seria sobre tudo a de lhes provocar certa criticidade em relação ao uso de obras como esta, que costumam utilizar durante quase ou todo o processo de aprendizagem de uma determinada língua.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v20n31.2896

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr