Fotografia: um enunciado complexo e multifacetado

Nívea Rohling da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da fotografia documental contemporânea como um enunciado complexo e multifacetado, que compõe uma cena enunciativa. Foi analisado um enunciado fotográfico que tematiza a imagética de cunho social, produzida (enunciada) pelo fotodocumentarista brasileiro Sebastião Salgado. A referência teórica e metodológica se inscreve na Análise Dialógica do Discurso (ADD), postulada pelo Círculo de Bakhtin (2003 [1979]; 2008 [1929]). A fotografia, neste trabalho, é compreendida como um enunciado (texto) visual dotado de discursividade e de uma dimensão axiológica. No ato da fotografia, colocam-se em cena interlocutores: o fotógrafo, que enquadra a cena, e o fotografado, objeto do discurso do fotógrafo. Nessa situação de interação discursiva, há um complexo processo de produção de sentidos, materializado por meio de um enquadramento discursivo-axiológico da “voz” do fotografado-excluído.

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DOI: 10.3895/rl.v12n13.2424

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