A WHODUNIT IN THE EFL CLASSROOM
Resumo
No presente artigo é apresentada uma discussão sobre a importância da Literatura para o ensino e aprendizado de inglês como língua estrangeira (ILE). Alguns estudiosos, como McKay (1982) não acreditam que o uso de Literatura no ensino de línguas estrangeiras possa beneficiar o aprendizado de ILE, outros linguistas, no entanto, percebem a Literatura como uma fonte de materiais que poderia melhorar o ensino e aprendizado de língua estrangeira. Em defesa da Literatura estão pesquisadores e linguistas tais como Paran, Malley, Carter e Long entre outros, os quais são unanimes em destacar que ao trazer a Literatura para o ensino de ILE os aprendizes adquirem não só conhecimento linguístico mas também cultural e intrapessoal. Ainda assim, é possível que professores de ILE sintam-se desconfortáveis ao aplicar a Literatura na sala de aula devido à falta de materiais, relutância dos estudantes, tempo e conhecimentos específicos. A fim de mostrar como alguns desses problemas podem ser sanados, foi estruturado pequeno projeto de cinco aulas baseadas em uma história de detetives protagonizada por Sherlock Holmes. A fim de fornecer fundamentos teóricos ao professor foi incluída uma seção sobre a Literatura de mistério.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v15n17.2389
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Victor Ernesto Silveira Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.