A WHODUNIT IN THE EFL CLASSROOM

Victor Ernesto Silveira Silva

Resumo


No presente artigo é apresentada uma discussão sobre a importância da Literatura para o ensino e aprendizado de inglês como língua estrangeira (ILE). Alguns estudiosos, como McKay (1982) não acreditam que o uso de Literatura no ensino de línguas estrangeiras possa beneficiar o aprendizado de ILE, outros linguistas, no entanto, percebem a Literatura como uma fonte de materiais que poderia melhorar o ensino e aprendizado de língua estrangeira. Em defesa da Literatura estão pesquisadores e linguistas tais como Paran, Malley, Carter e Long entre outros, os quais são unanimes em destacar que ao trazer a Literatura para o ensino de ILE os aprendizes adquirem não só conhecimento linguístico mas também cultural e intrapessoal. Ainda assim, é possível que professores de ILE sintam-se desconfortáveis ao aplicar a Literatura na sala de aula devido à falta de materiais, relutância dos estudantes, tempo e conhecimentos específicos. A fim de mostrar como alguns desses problemas podem ser sanados, foi estruturado pequeno projeto de cinco aulas baseadas em uma história de detetives protagonizada por Sherlock Holmes. A fim de fornecer fundamentos teóricos ao professor foi incluída uma seção sobre a Literatura de mistério.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v15n17.2389

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Victor Ernesto Silveira Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr