Abordagem cultural na aula de língua estrangeira

Elisa Novaski e Maristela Pugsley Werner

Resumo


Este artigo levanta alguns questionamentos em relação à importância da abordagem cultural no ensino de línguas estrangeiras modernas. Uma retrospectiva histórica é feita a partir dos anos 1950 sobre a visão e definição de cultura dentro do panorama de ensino de línguas. O texto também considera alguns pontos importantes relativos à abordagem cultural, através da apresentação de questionamentos atuais sobre o assunto, citando exemplos da língua espanhola, na sua maioria. No artigo faz-se, ainda, uma análise do papel da cultura no ensino de língua estrangeira em dois documentos que, na atualidade, servem como principais norteadores para os professores: os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v0n14.2339

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Elisa Novaski e Maristela Pugsley Werner

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr