Materialidades, colonialismo de dados e plataformas digitais: relacionamentos teóricos e empíricos sobre o Instagram
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as perspectivas teórico-epistemológicas das materialidades (Lemos, 2010; Messias, 2020) e seu relacionamento com a abordagem do colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2018). Em particular, nosso interesse reside nos funcionamentos maquínicos das plataformas digitais, moldado por lógicas capitalistas e neoliberais. Conforme argumentam Latour (2012) e Lemos (2020), destacamos a interferência dos atores não-humanos nas sociabilidades humanas contemporâneas, exemplificada pelos algoritmos nos estudos de comunicação, especialmente na cultura digital. A partir dessa justificativa, estruturamos entendimentos da pesquisa sobre dois pilares, (1) mediação, objetos técnicos e algoritmos, e, (2) lógicas de funcionamento das plataformas e tratamento de dados, bem como, cruzamos os debates com o objeto empírico da pesquisa, o Instagram. Além das discussões teóricas que foram organizadas pelo método bibliográfico (Marconi e Lakatos, 2017), os demais passos metodológicos vinculam-se aos estudos de plataforma (D’Andréa, 2020), por meio de observação empírica, mapeamento de atualizações do Instagram aos usuários finais (2017 até 2023), e a apresentação de um recorte dos materiais institucionais da plataforma (Blog e Relatório Financeiro da Meta platforms Inc.). Como resultados alcançados, nota-se a importância da teoria das materialidades para investigações no campo da comunicação, inclusive, sob a defesa de que não existe classificações de importância entre atores humanos e não-humanos, na verdade ocorre uma tentativa de incluir mais esse objeto nas pesquisas e análises. Ademais, apontamos que o Instagram perpetua as bases de lógicas mercadológicas históricas sobre naturalização e extração de bens, entretanto, agora, a partir de dados pessoais dos usuários. Assim, utilizam dessa verdadeira matéria-prima para a produção de mediações algorítmicas e dominando os fluxos de informações dos usuários em prol de lucro com base em publicidade on-line em suas interfaces.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v26n48.18712
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![](/public/site/images/alicem/LOGOS_GEL_201721.png)