A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio
Resumo
Este artigo apresenta a caracterização da natureza e da frequência dos erros gráficos identificados em 271 textos escritos por 150 alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental (EF) e de 3ª série de Ensino Médio (EM) de duas públicas de um município do sudoeste do Paraná. Do total de textos, 117 foram produzidos por 65 alunos que estudam na escola denominada “escola 1” e os outros 154 textos foram produzidos por 85 estudantes da “escola 2”. A geração de dados foi realizada com o auxílio das professoras regentes das turmas pesquisadas, as quais aplicaram, em dias diferentes, duas propostas de produção de textos. Os erros ortográficos identificados em textos de alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental e de 3ª série de Ensino Médio foram classificados quanto à sua natureza e frequência nos grupos: 1. erros decorrentes das assimetrias encontradas entre fonemas e grafemas e 2. erros com motivação marcadamente fonológica e/ou fonética (MIRANDA, 2017). Essa caracterização faz parte de nossa pesquisa de doutorado que teve o objetivo de refletir sobre o ensino das regularidades do sistema ortográfico nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). O erro ortográfico é um dado que fornece informações sobre o nível de conhecimento dos estudantes quanto ao domínio da ortografia. A partir do diagnóstico dos saberes dos estudantes, identificamos as principais dificuldades ortográficas e o tipo de erro mais frequente para a proposição de atividades de ensino reflexivo das regularidades ortográficas. Os erros mais frequentes, dentre todas as categorias, foram os de representação da fricativa alveolar surda /s/.
Palavras-chave
ortografia; ensino; aprendizagem
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PDFDOI: 10.3895/rl.v24n45.13816
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