A entrada do livro didático em aulas de Língua Portuguesa: uma discussão com enfoque no ato de ler
Resumo
Este artigo discute leitura e consiste em recorte de pesquisa que tem como objetivo compreender o espaço para ensino e aprendizagem que tomem a leitura como encontro de palavras em se tratando do trabalho docente de Português em uma escola específica, considerando o uso mais ou menos efetivo do livro didático da disciplina. A pesquisa surge motivada por estudo anterior que inferiu, a partir de entrevistas individuais com docentes de Língua Portuguesa, utilização linear desse artefato em aulas de práticas de leitura nessa disciplina, nos ciclos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas localizadas no município de Florianópolis/SC. O aporte teórico ancora-se em postulados vigotskianos e bakhtinianos, tendo sido os dados gerados por meio de entrevistas e rodas de conversas realizadas com duas professoras e sete alunos, além de pesquisa documental e observação de aulas em duas classes – uma do sétimo ano, outra do nono ano. Infere-se estarem a aula de Língua Portuguesa, em sentido amplo, e a leitura, em sentido estrito, em um aparente distanciamento do encontro de palavras, haja vista enfoque no ensino de gramática taxionômica e normativa, a partir de uma linearização no uso ‘de’ livro didático, em sentido amplo, e não ‘do’ livro didático específico da escola em questão. O estudo contribui para reflexões e problematizações acerca da função desse artefato no contexto educacional nacional, para ressignificação da formação de professores da Educação Básica, bem como com estudos na área de Linguística Aplicada.
Palavras-chave
livro didático; leitura; aula de Língua Portuguesa.
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PDFDOI: 10.3895/rl.v23n41.13382
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