O gênero história em quadrinhos em sala de aula: o desenvolvimento da consciência crítica e a formação do cidadão
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre uma prática desenvolvida durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2018-2020, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a partir da abordagem do gênero História em Quadrinhos em sala de aula, buscou-se promover o contato dos alunos com essa espécie de texto, e, a partir disso, abordar temas sociais que permitissem o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo. A metodologia baseou-se nos gêneros textuais, os quais são entendidos como importantes instrumentos de desenvolvimento das capacidades discursivas, além disso, na ludicidade e nas dinâmicas, que possibilitam a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa. A partir da prática realizada, em especial por meio da análise das produções textuais dos alunos participantes, observou-se que houve aprendizagem no que diz respeito à caracterização sociodiscursiva do gênero. Ademais, aspectos como o uso de balões, onomatopeias, sequenciação, sinais de pontuação, articulação entre linguagem verbal e imagem foram utilizados nos textos. Com relação às temáticas, foi possível notar, nas histórias produzidas, assuntos que, possivelmente, fazem parte da realidade dos estudantes.
Palavras-chave
PIBID;Ensino de Língua Portuguesa; História em quadrinhos Conscientização. Cidadania.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v23n43.12648
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.