Ler interfaces: avaliação das interfaces gráficas de aplicativos de literatura para a infância

Douglas Menegazzi

Resumo


Apesar da popularização dos dispositivos de interação móvel (DIMs), como tablets e smartphones, e aplicativos (apps) no cotidiano familiar e escolar das crianças, há ainda grande resistência de pais e educadores na seleção e uso de livros infantis digitais devido à falta de conhecimentos e de familiaridade na mediação e interação com interfaces digitais associada à – ou consequente da – abundância de aplicativos comerciais problemáticos, com falhas no design de interação. Com o objetivo de avaliar as interfaces gráficas de apps literários para crianças, é realizada a análise descritiva de três apps comerciais seguida de observação de leitura mediada com seis díades de pais e filhos entre 6 e 8 anos. Como resultados, são identificados êxitos e inconsistências no design das interfaces gráficas dos apps, o que pode contribuir prontamente com designers, editores e também servir a pesquisadores, pais e educadores pra uma compreensão e seleção mais criteriosa de livros infantis digitais.


Palavras-chave


livro infantil digital; e-book infantil; design de interação; leitura mediada.

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DOI: 10.3895/rl.v22n36.11661

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