Ler interfaces: avaliação das interfaces gráficas de aplicativos de literatura para a infância
Resumo
Apesar da popularização dos dispositivos de interação móvel (DIMs), como tablets e smartphones, e aplicativos (apps) no cotidiano familiar e escolar das crianças, há ainda grande resistência de pais e educadores na seleção e uso de livros infantis digitais devido à falta de conhecimentos e de familiaridade na mediação e interação com interfaces digitais associada à – ou consequente da – abundância de aplicativos comerciais problemáticos, com falhas no design de interação. Com o objetivo de avaliar as interfaces gráficas de apps literários para crianças, é realizada a análise descritiva de três apps comerciais seguida de observação de leitura mediada com seis díades de pais e filhos entre 6 e 8 anos. Como resultados, são identificados êxitos e inconsistências no design das interfaces gráficas dos apps, o que pode contribuir prontamente com designers, editores e também servir a pesquisadores, pais e educadores pra uma compreensão e seleção mais criteriosa de livros infantis digitais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v22n36.11661
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.