Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro

Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão

Resumo


Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer.


Palavras-chave


Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v22n39.11620

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr