Valor linguístico: uma proposta de aplicação dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua
Resumo
Este artigo visa a analisar possíveis contribuições dos pressupostos saussurianos para o ensino de língua, especificamente, os de valor, sistema e relação, a fim de propor alternativas de ensino que colaborem para o desenvolvimento das habilidades de produção escrita e de compreensão leitora dos alunos da Educação Básica. Para atingir esse objetivo, primeiramente é feita uma revisão de alguns aspectos do processo de ensino de língua no Brasil; em seguida, faz-se uma revisão teórica de outros conceitos saussurianos, tais como: língua, linguagem, signo e arbitrariedade; e, por fim, apresenta-se uma possibilidade de ensino de língua, voltada à constituição de sentido, a partir desses conceitos.
Palavras-chave
Ensino de língua; Leitura; Escrita
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v21n34.10547
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.