v. 5, n. 3 (2009)

DOI: 10.3895/S1808-044820090003

A Revista Gestão Industrial tem por objetivo difundir a área de Engenharia de Produção por meio da publicação de artigos técno-científicos que, além de apresentar metodologias, resultados e análises, contribuem para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.

A Engenharia de Produção é uma área emergente que envolve o desenvolvimento e melhoria de sistemas de transformação de bens e serviços que usufruem de recursos (equipamentos, pessoas, fontes de energia, tempo, etc). A diversidade de suas abordagens provém de sua própria essência. Seu papel fundamental está em reunir o conhecimento das áreas de matemática, computação, física, química e ciências sociais para, em conjunto com a análise das engenharias, conceber projetos e soluções para os problemas dos setores de produção de bens, serviços e planejamento socio-econômico. Em última análise, a Engenharia de Produção visa tornar a economia do sistema a qual está inserida mais eficiente e competitiva.

As dificuldades observadas por periódicos destinados a publicação em Engenharia de Produção estão relacionadas principalmente à metodologia da pesquisa e descrição clara e objetiva da contribuição dos artigos para a concepção, implementação ou melhoria de produtos ou sistemas de produção, alocação e distribuição de recursos, etc. Neste sentido, segue a sugestão para a submissão de trabalhos com contribuição efetiva para o crescimento da área.

Nesta edição são apresentados artigos que abordam temas nas áreas de gestão e negócios, pesquisa operacional, administração e logística. Esperamos que, de alguma forma, esses estudos contribuam para o crescimento da área de Engenharia de Produção.

Prof. Dr. João Carlos Colmenero

Sumário

Artigos Originais

José Carlos Barbieri, Antonio Carlos Teixeira Álvares, Jorge Emanuel Reis Cajazeira
PDF
Simone Conceição Ramos Castanho, Mário Sacomano Neto
PDF
Patrícia Costa Duarte
PDF
TAKESHY TACHIZAWA, JOSE HENRIQUE SOUZA
PDF
Daniel Garcia Haro, Roberto Lima Ruas
PDF
Stella Jacyszyn Bachega, Néocles Alves Pereira, Paulo Rogério Politano
PDF
Marcos Ricardo Rosa Georges, Antonio Batocchio
PDF
Marcus Vinicius Andrade de Lima, Ana Lúcia Miranda Lopes, Ademar Dutra
PDF
Adriane A. F. S. L. de Queiroz, Marcos André Mendes Primo, Marcos Mendes de Oliveira Pinto, Susana Carla Farias Pereira
PDF
Sidnei Vieira Marinho, Paulo Mauricio Selig
PDF
Elias Hans Dener Ribeiro da Silva, Edson Pinheiro de Lima, Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa
PDF
Sra Joyce Gomes Cajueiro, Abraham Benzaquem Sicsú, Ana Regina Bezerra Ribeiro
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr