O MARKETING EM AGROINDÚSTRIAS ARROZEIRAS: UM ESTUDO A PARTIR DO COMPOSTO DE MARKETING

Isabela Barchet, Julio Cezar Mairesse Siluk

Resumo


O presente artigo busca identificar se estratégias de segmentação de mercado e do marketing composto são utilizadas pelas agroindústrias arrozeiras ampliando assim, a visão das possibilidades de uso do marketing e proporcionando com isso uma ferramenta para o incremento da competitividade e do desempenho das agroindústrias. Para isso, foram entrevistadas cinco agroindústrias beneficiadoras de arroz da cidade de Santa Maria presentes no cadastro online da FIERGS. A escolha de tal macro segmento reflete a importância do elo “engenho de arroz” na cadeia produtiva orizícola. As entrevistas por meio de um questionário padrão semi estruturado foram realizadas no período de junho a julho de 2010 e compreendem outros quatro eixos além do marketing, pois este trabalho é parte integrante de um projeto de diagnóstico do desempenho das agroindústrias arrozeiras da região Central do Rio Grande do Sul. Com o presente estudo identificou-se a possibilidade da adoção de estratégias de segmentação de mercado e posicionamento pelas agroindústrias investigadas.



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DOI: 10.3895/S1808-04482013000100005

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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