Avaliação de desempenho ambiental com base nos conceitos da produção mais limpa: uma análise sobre três propostas metodológicas (SAPmaisL, Índice P+L e IDRSI)

Alexandre Borges Fagundes, Fernanda Hänsch Beuren, Delcio Pereira, Moacyr Carlos Possan Junior, Débora Barni Campos

Resumo


Neste artigo analisam-se três propostas metodológicas de Avaliação de Desempenho Ambiental: o SAPmaisL (Sistema de Avaliação de Desempenho Ambiental com base nos conceitos de Produção mais Limpa), o Índice P+L (Índice de Produção mais Limpa para a Indústria de Transformação do Estado de Minas Gerais) e o IDRSI (Índice de Destinação dos Resíduos Sólidos Industriais). As metodologias são contextualizadas no cenário dos desafios das organizações industriais em se adequar às determinações legais envolvendo os processos produtivos e o meio ambiente. Destacam-se as premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Produção mais Limpa, pois são também ferramentas de apoio ao gerenciamento dos resíduos industriais de forma alinhada às determinações da referida Lei. O objetivo da pesquisa foi ampliar o entendimento acerca dessas metodologias a partir das discussões elencadas, embasando um senso crítico a gestores, pesquisadores e afins, dando subsídios à escolha/elaboração de mecanismos para o gerenciamento de resíduos em empreendimentos industriais sob a perspectiva da ecoeficiência, contribuindo, dessa maneira, para a melhoria do meio ambiente e fomentando o desenvolvimento sustentável para a indústria. Conclui-se que, apesar de suas diferenças, as metodologias pesquisadas são complementares e flexíveis, permitindo às empresas obter suporte para tomadas de decisão quanto a condução de seus processos produtivos com base nos conceitos da Produção mais Limpa.


Palavras-chave


Produção mais limpa; Avaliação de desempenho ambiental; Indicadores; Resíduos sólidos industriais; Política nacional de resíduos sólidos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/gi.v16n2.8619

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr