CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO DE SOFTWARE: PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SOB A PERSPECTIVA DE REDES SOCIAIS

Ana Paula de Lacerda Zacharias, Márcia Freire de Oliveira, Mauro Rocha Côrtes

Resumo


Este artigo tem como objetivo verificar se a organização de empresas em consórcios favorece a inserção exportadora de pequenas e médias empresas brasileiras do setor de software. A verificação é suportada pela perspectiva de redes sociais e a metodologia utilizada é a da pesquisa qualitativa, através de estudo de caso cujo objeto foi o Actminds, consórcio de exportação de software localizado em Campinas-SP. Uma breve revisão teórica sinaliza a possibilidade da utilização de ferramentas quantitativas para análise de fenômenos sociais. São mencionados índices de centralidade e é utilizado o grau como base de análise.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482007000100003

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr