CONHECIMENTO DE ARQUITETURA DE PRODUTO COMO ELEMENTO CHAVE PARA A MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE INOVADORA DE UMA EMPRESA – O CASO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Adriana Marotti de Mello, Roberto Marx

Resumo


O Conhecimento de arquitetura de produto pode ser definido como o conhecimento requerido para unir diferentes módulos e componentes em um sistema coerente, com funcionalidade integrada. Este conhecimento seria fundamental para transformar em especificações funcionais de produtos os desejos e necessidades do mercado consumidor e assim, manter a capacidade de uma empresa inovar em determinado mercado, a partir de um dado paradigma tecnológico. Através de um estudo de caso sobre o desenvolvimento de um dos veículos populares mais vendidos no Brasil, este trabalho procura discutir como este conhecimento influencia a manutenção da capacidade de inovar de uma montadora de veículos. A conclusão é de que o conhecimento de arquitetura ainda é uma competência exclusiva das montadoras. É através desta competência que a montadora continua capaz de detectar as necessidades e desejos do mercado e traduzi-las especificações de um produto que as atenda. E os fornecedores, dentro desse mesmo paradigma tecnológico, não possuiriam essa competência.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482007000200006

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr