REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR METAL MECÂNICO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR.

Edinéia Aparecida Ivankio, Fernando Claudino, June Alisson Westarb Cruz, Natalia Machado Costa, Valdir Ribeiro da Silva, Vilma Fatima de Campos Bergamasco

Resumo


A globalização vem incentivando a necessidade de aumentar a competitividade, fazendo com que o estabelecimento de parcerias torne-se essencial. Um dos temas emergentes nos estudos organizacionais tem sido o conceito de redes organizacionais. Diante da grande concorrência enfrentada pelas organizações atualmente, as redes são ressaltadas como uma alternativa viável, representando uma resposta em torno de questões de competitividade, estratégia empresarial e estruturação organizacional. A presente pesquisa foi realizada numa rede de fornecedores e clientes do setor metal-mecânico da região metropolitana de Curitiba – PR. O estudo objetivou compreender como este setor se relaciona e quais são seus principais atores, demonstrando sua evolução temporal no período (2008/2009). Como resultado, verificou-se a existência de um sistema de interação entre atores do canal de distribuição do setor metal-mecânico, denominados de fornecedores e clientes, em observância dos principais atores em estrutura relacional na rede.




DOI: 10.3895/S1808-04482011000200003

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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