POSTPONEMENT E OUTROS CONCEITOS APLICADOS À GESTÃO DA PRODUÇÃO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

Karine Araujo Ferreira, Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara

Resumo


A estratégia de postponement é cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Em sua essência, o postponement consiste em adiar o máximo possível qualquer deslocamento e/ou configuração final de produtos até que a demanda seja conhecida. Nos últimos anos, o presente tema tem despertado interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Apesar da atenção crescente ao tema, poucos trabalhos abordam as diferenças conceituais e práticas entre postponement e outros conceitos aplicados na gestão da produção, tais como: customização em massa, ponto de desacoplamento, modularidade, estratégias de produção, Just in time e sistemas flexíveis de manufatura. Assim, neste artigo procurar-se-á investigar e definir esses conceitos, apresentando suas semelhanças, diferenças e relacionamento destes com o postponement. A pesquisa realizada neste trabalho é de natureza qualitativa, onde foi realizado um desenvolvimento teórico-conceitual com base na revisão de literatura realizada neste artigo.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482011000100008

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr