MODELAGEM PARA AVALIAÇÃO DO GRAU DE COMPETÊNCIAS EM PLANEJAMENTO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
Resumo
Este artigo tem por propósito contribuir para uma política de planejamento em espectro de alta complexidade. Para isto concebe uma proposta de modelagem lastreada na avaliação do grau de competências no campo das parcerias público-privadas (PPPs), aplicada ao caso das concessões de rodovias no Brasil, que considera uma seqüência de procedimentos sistematizados nas seguintes fases: (i) Determinação das necessidades de informação, em duas etapas: (a) identificação dos fatores críticos de sucesso (FCS) e (b) identificação das áreas de informação (AIs); (ii) determinação das competências; e (iii) determinação do grau de avaliação de competência. A coleta de dados foi por meio de um formulário semi-estruturado, do tipo escalar, em uma matriz de julgamento, com a intervenção de especialistas. Vários instrumentos de apoio foram utilizados na elaboração da modelagem, com vistas a reduzir a subjetividade dos resultados alcançados: escalagem psicométrica - Lei dos Julgamentos Categóricos de Thurstone (LJC), Multicriteriais-Compromise Programinng, Electre III, e Promethee II; Análise Multivariada; Redes Neurais Artificiais (RNA); Redes Neurofuzzy. Os resultados produzidos mostraram-se satisfatórios, validando o procedimento proposto para as PPPs.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482010000200004
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448