Jogo de Empresas: um modelo para a gestão da produção

Walter Roberto Vergara, Juliana Suemi Yamanari

Resumo


O artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de empresa na área de gestão da produção como uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que envolve diversas áreas de conhecimentos e pode ser utilizado para treinamento e capacitação de discentes e funcionários. O jogo de empresa, denominado GESPROD (Gestão e Produção), permite abordar as atividades relacionadas à gestão de operações de forma dinâmica, sequencial e simultânea, além de envolver diferentes áreas de gestão de uma empresa. Para o desenvolvimento do referido jogo, realizou-se uma revisão sobre os principais conceitos na gestão de operações e sobre modelagem matemática. A simulação do modelo foi feita através de planilhas eletrônicas. Finalmente, a aplicação do modelo mostrou que os envolvidos desenvolveram novas habilidades de gestão, aprendendo simultaneamente novos conhecimentos, além de se sentirem mais motivados por visualizarem na prática o que antes apenas tinham observado de forma teórica. 


Palavras-chave


jogos de empresa; simulação; administração da produção

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/gi.v13n2.4896

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr