IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE TURBULÊNCIA DO MERCADO CALÇADISTA: ANÁLISE POR MEIO DE UM SURVEY NOS PÓLOS DE FRANCA, BIRIGUI E JAÚ

Stella Jacyszyn Bachega, Moacir Godinho Filho

Resumo


O padrão de concorrência, entre outras características do mercado calçadista, vem passando por mudanças expressivas nas últimas décadas, o que aumenta a turbulência do mercado. O presente artigo tem o objetivo de identificar os níveis de turbulência do mercado em empresas calçadistas dos pólos de Franca (calçados masculinos), Birigui (calçados infantis) e Jaú (calçados femininos), por meio do uso de uma adaptação dos trabalhos de Pine II (1993) e Sharifi e Zhang (1999) proposta por Godinho Filho e Fernandes (2006) e Godinho Filho (2004). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Foram entrevistadas 30 empresas, sendo que apenas 29 responderam o questionário. Dentre os resultados obtidos, observou-se que a maioria das empresas entrevistadas encontra-se no nível de turbulência média-alta; também os fatores que mais contribuem para este nível de turbulência foram identificados. Este trabalho contribui para o setor calçadista, fornecendo informações sobre a turbulência do mercado e também se constitui em um impulsionador de pesquisas neste tema e neste setor da economia.

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DOI: 10.3895/S1808-04482007000400007

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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