TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APOIO AO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E PROJETOS

Antonio Costa Gomes Filho, Gregório Jean Varvakis Rados, Rogério Cid Bastos

Resumo


No momento em que se discute o ensino a distância, não se deve esquecer que a maioria do ensino superior no Brasil ainda é presencial e que, em muitas situações os professores não utilizam nem mesmo as mais simples das tecnologias da informação e comunicação para interagir com seus alunos. A busca, por parte do egresso, de sua inserção profissional, passa necessariamente, pela possibilidade de gerar e gerir seu próprio negócio, transformando sonhos e idéias em projetos e empresas inovadoras. Na maioria das vezes, nos cursos de Administração e de Engenharia, o ensino de Empreendedorismo restringe-se à elaboração de planos de negócios ou abordagem de outras ferramentas e meios técnicos para incentivo e início de pequenas e microempresas por parte dos alunos. Este artigo busca enfatizar que planos de negócios podem, com propriedade, serem incrementados pela realidade virtual, gerando projetos capazes de ampliar a rede de contatos dos alunos por meio da interação com o ciberespaço. Utilizando-se do paradigma da organização virtual, propõem-se que o ensino presencial nas disciplinas de empreendedorismo e adminitração de projetos utilizem-se das TICs como apoio à geração de projetos inovadores virtuais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1808-04482007000400005

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr