Melhorias no fluxo interno de informações a partir da aplicação da ferramenta QFD

Leonardo Moraes Aguiar Lima dos Santos, Daniel Augusto Hoppe, André Luiz Emmel Silva, Patricia Paz Silva, Lucas Vinicius Reis

Resumo


O fluxo de informações, a ética e a transparência organizacional são aspectos importantes para o sucesso das empresas. Este trabalho apresenta um estudo sobre as relações de cliente interno e fornecedor interno do setor de pré-impressão de uma indústria produtora de cigarros, com o uso de ferramentas da qualidade para analisar as relações. O objetivo é analisar as relações internas de trabalho das áreas produtivas do setor e sugerir melhorias no processo interno de trabalho. O estudo foi elaborado procurando ir ao encontro das necessidades identificadas em cada área. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas e pesquisa-ação, focadas no mapeamento do processo interno e na descoberta dos pontos de maior importância nas relações. Através dos estudos realizados, foram identificadas as exigências dos clientes e os pontos principais para garantir a qualidade, no qual se evidencia uma grande necessidade de melhorar a comunicação interna entre as áreas. Os resultados apontam para a realização de uma ação para aumentar o nível de conhecimento dos projetos e do grau de conhecimento das áreas em relação ao funcionamento do setor e do trabalho sendo executados pelos colegas de outras áreas.

Palavras-chave


Desdobramento da função qualidade; Fluxo de Informação; Cliente Interno e Fornecedor Interno

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DOI: 10.3895/gi.v12n3.3988

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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