LIDERANÇA TECNOLÓGICA INTERMEDIÁRIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS: ESTUDO DE CASO EM UMA SUBSIDIÁRIA DO SETOR AUTOMOTIVO BRASILEIRO
Resumo
O objetivo do presente artigo é mostrar como vem sendo feita a construção de competências tecnológicas em inovação de produto em uma subsidiária do setor automotivo brasileiro norteada pelo conceito de ‘Liderança Tecnológica Intermediária’(LTI) como propósito empresarial. Após uma abordagem histórica focada na evolução tecnológica da indústria automobilística no Brasil, uma breve análise da literatura estabelece uma relação direta entre o papel desempenhado pelas subsidiárias brasileiras de organizações globais e a busca de conhecimentos gerenciais e tecnológicos, associada à estrutura organizacional necessária para sua plena efetivação. A discussão é ilustrada pela análise da construção de competências aplicada ao desenvolvimento de um sistema ‘robotizado’ de transmissão veicular. Esta análise é realizada por meio de imersão no ambiente organizacional, coleta de informações de documentos internos e entrevistas não-diretivas com lideranças e engenheiros diretamente envolvidos no processo. Por intermédio do caso apresentado são identificados pontos fundamentais para a construção de competências como a necessidade de implementação de mecanismos de aprendizado organizacional, desenvolvimento de pesquisa tecnológica e estabelecimento prévio de estruturas pessoal e física. Dentre os principais benefícios de uma postura ativa das subsidiárias locais na construção destas novas competências, destacam-se o desenvolvimento de indústrias envolvidas na cadeia produtiva e o incremento em qualidade dos empregos gerados no setor.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482008000100002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448