Coworking: compartilhando mais que espaços?

Paula Hidemi Kaneoya Arasaki, Caroline Santos de Cisne, Neri dos Santos

Resumo


Espaços de coworking estão cada vez mais comuns nas cidades brasileiras. Profissionais autônomos, startups e pequenos negócios que estão iniciando buscam esses locais como alternativa ao home-office, visando interação e manutenção de networking com outros profissionais. Estudar e compreender esses espaços é de suma importância para entender como esses negócios se desenvolvem nos ambientes proporcionados pelo coworking. O presente estudo visa compreender se há colaboração e compartilhamento de conhecimentos nesses ambientes e se isso impacta no desenvolvimento dos que estão inseridos nesses espaços. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura e entrevistas com envolvidos em um espaço de coworking em Florianópolis (SC). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e exploratória, quanto ao seu objetivo, bibliográfica e de estudo de caso, quanto aos procedimentos técnicos. A percepção obtida contribuiu para o conhecimento dos ambientes de coworking, compreendendo a relação entre a colaboração e o compartilhamento com o desenvolvimento de empresas, além de ter possibilitado uma análise macro do espaço de coworking como ambiente propulsionador de negócios inovadores.


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DOI: 10.3895/gi.v11n3.2873

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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