O NÍVEL DE SERVIÇO DO TECON RIO GRANDE PELA A ÓTICA DE EMPRESAS DA SERRA GAÚCHA: UM ESTUDO LOGITUDINAL 2006-2013

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Roberto Birch Gonçalves, Eric Charles Henri Dorion

Resumo


O presente artigo teve como objetivo identificar e avaliar os atributos competitivos do terminal de contêineres do porto de Rio Grande a partir da ótica dos exportadores e importadores da Serra Gaúcha entre os anos de 2006 e 2013. Situado no extremo sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande é o quarto porto brasileiro em toneladas movimentadas e o seu terminal de contêineres (Tecon Rio Grande) ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro em volume de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés) movimentados. Além disso, a Serra Gaúcha possui o segundo polo metal mecânico do Brasil, além de outras indústrias importantes, representando quase a quarta parte da movimentação de cargas gerada pelo terminal. No estudo, a avaliação dos respondentes quanto aos diferentes atributos do Tecon Rio Grande foi feita em dois momentos distintos - 2006 e 2013 - e os graus importância dos atributos foram obtidos de forma indireta, por meio de regressão múltipla. Desse modo, foram gerados subsídios relevantes tanto para a melhoria dos serviços por parte do terminal quanto para a (re)avaliação da escolha portuária por parte dos clientes.


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DOI: 10.3895/gi.v11n3.2828

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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