IDENTIFICAÇÃO DOS GAPS DE UMA UNIDADE DE MANUFATURA UTILIZANDO O VSM PARA ATENDER UMA NOVA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE REVESTIMENTO TÊXTIL

Gisleine Schorn, André Seidel

Resumo


Atualmente o diferencial competitivo é definido a partir da decisão do que fazer melhor e diferente dos outros e isso implica, necessariamente, escolher, dentre um conjunto de atividades, as que têm maior potencial para agregar valor para a empresa (PAIVA, CARVALHO E FENSTERSEIFER, 2004). Dado este contexto, temos a unidade de manufatura da Empresa Alfa – uma empresa de revestimento têxtil, que está mudando sua estratégia de negócio para atender a mudança na forma de competir da organização. Frente a esse fato, o objetivo principal deste artigo é apresentar os gaps do processo de manufatura atual, através do uso do Value Stream Mapping – VSM, para atender a mudança na sua estratégia de negócio. Além disso, o artigo apresenta a trajetória da empresa e a nova estratégia de negócio da unidade de manufatura, detalhando o mapa do fluxo de valor atual e identificando os pontos de melhoria necessários para que a mesma seja bem sucedida. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva, onde o método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com enfoque qualitativo, através da utilização dos sistemas de informações da organização, entrevistas e levantamento de informações in loco. Como resultado da pesquisa é apresentado o mapa do estado futuro desejado, detalhando um conjunto de ações para adequar a unidade de manufatura, tornando-a competitiva, para alavancar o resultado da empresa.


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DOI: 10.3895/gi.v11n2.2757

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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