GESTÃO URBANA E INVESTIMENTO INDUSTRIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARQUE AUTOMOTIVO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Hipólita Siqueira de Oliveira

Resumo


A gestão urbana, pensada na perspectiva do estágio de desenvolvimento econômico, tem sido discutida a partir da necessidade de investimentos privados em setores estratégicos para alavancar negócios, gerar empregos e elevar a renda per capita da região. Nos anos 90, num contexto de rápidas transformações do sistema capitalista mundial e de redefinição das áreas prioritárias de localização dos investimentos industriais, mudou o foco do debate teórico sobre esta questão. Com base nas teorias do desenvolvimento endógeno, alguns estudiosos propõem novas políticas, nas quais a solução para os problemas urbanos é determinada pelos próprios recursos e condições de cada local. Dentre as novas políticas urbanas, merecem destaque o planejamento estratégico e o city marketing. Ambas, com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros e, desta forma, inserir as cidades na competição global. Embora a implementação destas novas políticas urbanas seja muito divulgada pelos governos municipais, muito pouco se discute sobre a formação de coalizões de interesses necessária para tornar as cidades “atraentes” aos olhos do capital internacional. É com o propósito de observar tal processo que o artigo analisa a vinda de empresas multinacionais do ramo automobilístico para cidades localizadas na Região Metropolitana de Curitiba - RMC.

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DOI: 10.3895/S1808-04482005000100009

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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