AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA

Nadia Veronique Jourdan Kovaleski, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de discutir a influência das relações sociais de sexo no momento da escolha de um curso superior através do depoimento das alunas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Ponta Grossa (CEFET-PR). Trata-se de um estudo exploratório que, em função dos procedimentos técnicos adotados, pode ser caracterizado como estudo de caso. Um estudo histórico (da Idade-Média até nossos dias) tenta fazer entender a relação mulher/instrução e mostra quais foram as sementes que permitiram a eclosão dos movimentos feministas. A relação da mulher com o saber é analisada e foi constatado que as mulheres sempre foram afastadas dos saberes teóricos e técnicos. Conclui-se que as escolhas de cursos pelas alunas do CEFET-PR, são ainda permeadas de muitos preconceitos, mas são escolhas muito racionais considerada a situação de desigualdade existente entre homens e mulheres atualmente.

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DOI: 10.3895/S1808-04482005000100008

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ISSN: 1808-0448

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