ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA GESTÃO DE INOVAÇÃO DE PRODUTOS EM PMES: CASO FIRMAS DE FUNDIÇÃO

Leonel Del Rey de Melo Filho, Carlos Alberto Gonçalves, Lin Chih Cheng, Lauro Soares de Freitas

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a aplicação de um framework e seu procedimento de intervenção referentes a um estudo que buscou avaliar práticas gerenciais de inovação de produtos, com foco naquelas configuradas como Capacidades Dinâmicas (CD).  A estratégia de formulação e implantação das intervenções baseou-se na perspectiva da Visão Baseada em Recursos e nas Capacidades Dinâmicas, por meio do estudo e aplicação de métodos configurados. Seis firmas de fundição da região centro oeste de MG foram estudadas ao longo de um mesmo programa de intervenção para introdução de práticas gerenciais. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação, a qual foi associada com a aplicação de diferentes métodos de coleta de dados (ex. protocolo de busca e armazenamento de informações, análise de documentação e entrevista estruturada). Os resultados mostraram que o programa contribuiu para a implantação de práticas gerenciais de inovação de produtos, sendo estas adaptadas às contingências organizacionais relacionadas com as CDs detecção, apreensão e reconfiguração tecnológica. Durante o programa, em função do uso das novas práticas, algumas PMEs conseguiram desenvolver e lançar com maior sucesso novos produtos, enquanto outras apresentaram melhorias das respectivas rotinas organizacionais, dentre outros resultados qualitativos.


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DOI: 10.3895/gi.v11n1.1740

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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