PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE: EXCELÊNCIA OU CONTROLE?

Rudinei Machado de Abreu Junior, Sidnei Manoel Rodrigues, Bruno Henrique Figueiredo Baldez, Luis Moretto Neto

Resumo


O presente artigo analisa o modelo de gestão proposto pelos oito critérios de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e o impacto nas formas de controle político-ideológico nas empresas participantes. Para tanto, inicialmente são examinados os conceitos de gestão da qualidade, que fundamentam o Prêmio Nacional da Qualidade, bem como os seus oito critérios e suas abordagens. Adicionalmente, a temática do controle é abordada sob a luz da Teoria Crítica do Controle, concebida como campo de estudo da Economia Política do Poder proposta por Faria (2004). Verificou-se que as práticas de gestão identificadas a partir da dissecação dos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade contribuem não apenas para a intensificação, como também para sofisticação dos mecanismos de controle político-ideológico presentes nas organizações que se propõem a segui-las como referência de excelência em gestão. As conclusões do presente estudo suscitam questionamentos quanto à concepção hegemônica de excelência em gestão predominante nos estudos em administração, buscando contribuir para a construção de uma teoria organizacional que sirva à elucidação dos mecanismos de controle sobre o corpo e a mente dos trabalhadores e que instigue a emancipação destes frente a esta realidade.


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DOI: 10.3895/S1808-04482014000200005

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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