LEAN SERVICE: APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Darlan José Roman, Jamur Johnas Marchi, Fernando Antônio Forcellini, Rolf Hermann Erdmann

Resumo


Neste artigo desenvolve-se a aplicação do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) em uma corretora de seguros. O MFV é uma das principais ferramentas e um dos primeiros passos para implementar a mentalidade lean nas organizações. A fonte de vantagem competitiva no setor de seguros pode estar residindo nos processos responsáveis pela captação da real necessidade do cliente e sua materialização na venda do produto final, a apólice. Desta forma, o MFV apresenta-se como um importante instrumento para auxiliar as organizações de seguros na redução de desperdícios do processo produtivo e, consequentemente, na geração de valor para o cliente. A metodologia de aplicação seguiu os procedimentos sugeridos por Rother e Shook (2003). Percebe-se que a abordagem Lean pode trazer significativas contribuições para a análise de processos em organizações do setor de seguros. Notadamente, na dimensão tempo, acreditando que o cliente que deseja contratar um seguro queira fazê-lo o no menor tempo possível.

 


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DOI: 10.3895/S1808-04482013000400005

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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