O NÍVEL DE SERVIÇO DO TECON RIO GRANDE PELA ÓTICA DOS EXPORTADORES E IMPORTADORES

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Roberto Birch Gonçalves, Giovana Savitri Pasa, Francisco José Kliemann Neto

Resumo


A competitividade das empresas no contexto internacional depende, entre outros fatores, do aprimoramento de seu processo logístico como um todo. E tal processo está fortemente relacionado ao modal marítimo, uma vez que esse modal representa cerca de 90% dos embarques internacionais de carga. Os portos, por sua vez, funcionam como elos da cadeia logística global, afetando tanto os custos como o nível de serviço logístico e, conseqüentemente, influenciando a competitividade dos setores exportadores e importadores que deles se utilizam. Nesse contexto, o nível de serviço portuário merece especial atenção, sendo necessário avaliá-lo constantemente, com vistas a seu aprimoramento. O presente artigo teve como objetivo identificar e avaliar os atributos competitivos do Tecon Rio Grande a partir da ótica dos exportadores e importadores da serra gaúcha, usuários de seus serviços. O nível de serviço do Tecon em cada atributo, comparativamente ao nível de serviço dos portos concorrentes, foi avaliado pelos próprios respondentes e a importância de cada atributo foi obtida de forma indireta, por meio de análise de regressão múltipla. O estudo gerou subsídios tanto para a melhoria dos serviços por parte do terminal quanto para a (re)avaliação da escolha portuária por parte dos usuários, uma vez que identificou a importância dos distintos fatores considerados pelos usuários na escolha portuária e avaliou o desempenho do Tecon nos mesmos.


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DOI: 10.3895/S1808-04482013000200010

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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