AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MARCA VARIG

Ana Cristina Leite Costa Issa, Heloísa Márcia Pires

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de calcular o valor da marca Varig considerando exclusivamente a perspectiva econômico-financeira. O método usado tem a premissa de que uma marca forte facilita a geração de uma margem operacional superior. Através da avaliação do fluxo de caixa descontado e da comparação de uma empresa, do mesmo setor, com valor de marca menos significante, chega-se ao resultado de US$ 427 milhões, em 2003. A análise deste número com o obtido por meio de uma avaliação qualitativa, feita por empresa especializada, mostra grande discrepância. Tendo em vista que a Varig tem tido fracos resultados financeiros, mas detém a maior parcela do mercado brasileiro de aviação comercial regular, questiona-se a necessidade de aprimoramento do modelo quantitativo com a adição de variável qualitativa.

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DOI: 10.3895/S1808-04482006000100002

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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