O DESIGN COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE: A CONCEPÇÃO DE UMA IDENTIDADE REGIONAL

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Marco Aurélio Petrelli, Carlos Marcelo Ardigó, Nelson Casarotto Filho

Resumo


Inserido em mercados industriais, a formação de Clusters estabelece um modelo de competitividade consolidado, baseado na atuação em grupo, dirimindo deficiências competitivas individuais. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a percepção de profissionais de design de diferentes segmentos de mercado a respeito da construção de uma identidade regional com base em design, reforçando a marca de sua região. A metodologia utilizada para seu desenvolvimento é de uma pesquisa exploratória e descritiva, proporcionando maior aprofundamento quanto ao foco deste estudo, possibilitando ainda o estabelecimento de relações entre variáveis, abordando três pontos específicos: Clusters, Design e a Identidade Regional. A coleta de dados foi realizada por meio de um Focus Group, contando com a participação de quatro profissionais da área têxtil, escolhidos a partir de seu envolvimento com o tema: professores universitários em curso de Design de Moda e com atuação profissional na área têxtil e de acessórios. Percebe-se a partir do posicionamento dos profissionais participantes deste estudo, um cenário positivo, compreendendo a identidade no design como uma estratégia competitiva para grupos produtivos regionais, se considerados todos os participantes deste processo: poder público; instituições públicas e privadas.

Palavras-chave: Clusters; Design; Identidade Regional.


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DOI: 10.3895/S1808-04482013000200011

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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