POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NO ESTADO DA PARAÍBA

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Gesinaldo Ataíde Cândido

Resumo


Nos últimos anos, os aspectos relacionados aos problemas ambientais e à utilização dos recursos naturais passaram a ser uma preocupação das empresas tanto em termos de oportunidade para melhorar a sua forma de atuação, como oportunidade de negócios, como contribuir para a sustentabilidade. Neste sentido é que surgem os modelos e as ferramentas de gestão ambiental, dentre elas, a responsabilidade social corporativa, aplicada dentro de uma postura estratégica. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é identificar o posicionamento estratégico utilizado por uma destilaria de álcool, com vistas à responsabilidade social corporativa. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se o modelo Estrutura-Conduta-Performance-Ambiental de Abreu (2011). Foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo onde se realizou um estudo de caso numa destilaria de álcool no Estado da Paraíba. As técnicas utilizadas na pesquisa foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Os resultados constataram uma conduta ambiental intermediária da empresa e que, quando se correlaciona essa conduta ambiental com as pressões da estrutura da indústria, a empresa encontra-se num posicionamento estratégico ambiental oportunista.


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DOI: 10.3895/S1808-04482012000200005

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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