COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PELOS GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: UM ESTUDO EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Murilo Martins de Andrade, Faimara R. Strauhs

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo maior tratar das competências requeridas pelos gestores de Instituições de Ensino Superior Privadas - IES, um estudo em Curitiba e sua Região Metropolitana. A investigação foi do tipo exploratória, bibliográfica e descritiva, com características de pesquisa qualitativa e quantitativa. Também foi utilizado o método survey, muito comum nas ciências sociais. Na última década o cenário do ensino superior no Brasil foi bastante alterado, afetando sobremaneira as instituições existentes e as que ingressaram neste segmento. A expansão acelerada deste nível de ensino gerou maior concorrência. Diante desta realidade fez-se necessário buscar modelos inovadores de gestão para enfrentar estes novos tempos, e a importância do dirigente principal da IES é fundamental para se obter um modelo de gestão eficiente e adaptado ao novo panorama. O estudo pesquisou fundamentalmente o assunto competências, tanto organizacional como dos administradores, para poder definir quais as competências mais importantes para um gestor de IES privada. Os dados coletados são apresentados de acordo com os objetivos propostos no início da pesquisa e as conclusões obtidas permitem identificar qual o perfil atual dos gestores de IES privadas de Curitiba e região metropolitana e também as competências requeridas para que um gestor de IES privada seja eficaz no desenvolvimento do cargo que ele ocupa.

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DOI: 10.3895/S1808-04482006000300007

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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