Análise de mercado: produção de morangos e manjericões

Walter Roberto Vergara, Juliana Suemi Yamanari, Fabio Alves Barbosa

Resumo


O potencial de desenvolvimento e empreendedorismo sempre foi um predicado para descrever o agronegócio brasileiro. Nas últimas décadas, o setor se tornou foco de grandes desenvolvimentos e oportunidades na área de irrigação, onde a floricultura foi se destacando de forma empresarial sem viés apenas para a subsistência e cultura assistencialista. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa quantitativa é realizar uma análise de mercado que mapeie e identifique o segmento de mercado consumidor do cultivo de morango e manjericões hidropônicos, demonstrando a viabilidade de um novo empreendimento nesse ramo. O estudo tem natureza bibliográfica, exploratória, descritiva, explicativa e foi realizado no estado do Mato Grosso do Sul no período de 2017 a 2018. Os resultados apontaram, através das análises realizadas no âmbito mercadológico, que o referido segmento de mercado está em constante expansão e com investimento adequado e esforço tecnológico, é possível criar muitas oportunidades relacionadas à agricultura familiar.


Palavras-chave


Análise de mercado; Agronegócio; Agricultura familiar

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/gi.v16n2.10406

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr