REDES CLARA E SCIENTI: TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE CIENTÍFICA IBÉRO-AMERICAN

Rejane Sartori, Roberto Carlos dos Santos Pacheco

Resumo


O desenvolvimento baseado no conhecimento gera riqueza abrindo fronteiras para a competitividade, inovação tecnológica e distribuição de renda. Em países desenvolvidos esse processo está intrinsecamente ligado à capacidade de gerar inovação e à dinâmica de construção de conhecimento em redes. Nesse processo, as comunidades acadêmicas e de pesquisa participam efetivamente na dinâmica de geração de conhecimento e inovação, um ambiente de trabalho fortemente baseado em TICs. Na América Latina, entretanto, a formação de tais comunidades é reduzida, quando comparada à dinâmica de países desenvolvidos. É nesse contexto que a Rede CLARA (Cooperação Latino Americana em Redes Avançadas) e a Rede ScienTI (Rede de Informação e Conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação) surgem como mecanismos de criação, disseminação e promoção de conhecimento científico na região ibero-americana. A Rede CLARA integra as redes acadêmicas nacionais da América Latina, conectando mais de 700 universidades e centros de pesquisa nessa região. A Rede ScienTI forma e conecta fontes de informação científica de 11 países da região. Esse cenário põe em perspectiva a formação de uma gigantesca comunidade de pesquisa latino-americana, conectando pesquisadores, projetos, estudos
e pesquisas, cumprindo assim importante papel na construção do futuro em ciência e educação. Nesse artigo, discutem-se as criações e funcionamentos dessas redes sob a perspectiva de construção de conhecimento em comunidade na região ibero-americana.

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DOI: 10.3895/S1808-04482006000300004

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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