Avaliação da qualidade de vida em pacientes oncológicos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

Agda Santana Costa, Raquel de Santana Oliveira Marques, Leila Guerreiro de Jesus, Alena Ribeiro Alves Peixoto Medrado, Hayana Ramos Lima, Gabriela Botelho Martins, Manoela Carrera Martinez Cavalcante Pereira

Resumo


OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico em um centro de referência em oncologia na cidade de Salvador.

MÉTODOS: Foram selecionados 44 pacientes em tratamento quimioterápico com idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes foram entrevistados por meio de um questionário socioeconômico e do Questionário de Avaliação de Qualidade de vida da Universidade de Washington (UW-QOL). Os dados referentes ao perfil socioeconômico foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados referentes a qualidade de vida foram analisados por meio de tabela de frequência com comparação dos escores para cada domínio avaliado.

RESULTADOS: Foi identificado que o tratamento quimioterápico afeta diretamente os domínios que possuem relação direta com as funções gerais: atividade, ansiedade e recreação.

CONCLUSÕES: A qualidade de vida geral demonstrou-se preservada quando comparada a avaliação nos domínios específicos.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Oncologia; Sistema Único de Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v10n2.7808

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr