Efeito de intervenção de exercícios físicos multifuncionais na percepção da qualidade de vida de cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer

Karina de Figueiredo, Flávia Gomes de Melo Coelho, Danilla Icassatti Corazza, Amanda Morais de Pádua, Bruno Naves Ferreira, Camila Bosquiero Papini

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o efeito de intervenção de exercícios físicos multifuncionais (EFM) na percepção da qualidade de vida (QV) de cuidadores de pacientes com doença de Alzheimer (DA).

MÉTODOS: Estudo quase experimental com oito cuidadores de pacientes com DA divididos em Grupo intervenção (GI=4) e Grupo controle (GC=4). O protocolo de intervenção constou de EFM com 2 sessões semanais durante 12 semanas. Os EFM eram constituídos de alongamento e de relaxamento, exercícios resistidos, flexibilidade, agilidade, coordenação motora, exercícios aeróbios e atividades lúdicas. O questionário WHOQOL-Bref foi aplicado pré e pós-intervenção em ambos os grupos. O teste Wilcoxon pareado verificou as diferenças na mediana dos resultados de QV nos momentos pré-teste e pós-teste.

RESULTADOS: A média de idade dos cuidadores no GI e GC (59,7±11 e 65,5±10,03 anos, respectivamente) indica uma amostra com idade avançada. Ambos os grupos dedicam muitas horas do dia no cuidado do paciente (GI= 5,7±8,8 e GC=18±9) e 80% dos cuidadores percebem o cuidado como prazeroso. Verificou-se que quatro cuidadores do GI e dois do GC não estavam engajados em nenhum tipo de exercício físico no início da pesquisa, o que pode ter influenciado nos resultados da saúde física (GI=25% de cuidadores classificou como ruim e 50% como média; GC=75% como média). Não houve diferença significativa nos escores de QV.

CONCLUSÕES: Os EFM não obtiveram resultados significativos nos escores de QV dos cuidadores após 12 semanas de intervenção. Mesmo assim, a QV de todos os cuidadores é considerada muito boa.

Palavras-chave


Cuidador; Exercício físico; Qualidade de vida; Doença de Alzheimer.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v10n2.7651

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr