Qualidade de vida em pacientes diabéticos usuários de insulina na atenção secundária do Cariri cearense

Mikhael Ranier Leite Ramalho, Thyciara Fontenele Marques, João Marcos Ferreira de Lima Silva, Gleyciane Landim da Silva

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o impacto na qualidade de vida de pacientes diabéticos que utilizam terapia com insulina quando comparados aos diabéticos usuários da terapia padrão oral.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo transversal envolvendo 100 pacientes diabéticos, acima de 18 anos (50 usuários de insulina associada ou não ao uso de antidiabéticos orais e 50 não usuários de insulina), recrutados na atenção secundária de saúde na região sul do estado do Ceará, Brasil. Utilizou-se o questionário validado B-PAID (Versão brasileira da escala PAID), acrescido de informações específicas como idade, gênero, tempo de diabetes, uso de insulina e principais dificuldades com a utilização da mesma. Foi utilizado teste t independente para comparação entre os escores das amostras e teste de correlação de Pearson entre os valores de tempo de diabetes e escore total do questionário B-PAID.

RESULTADOS: Foi possível verificar que pacientes usuários de insulina apresentaram piores índices de qualidade de vida do que os não usuários de insulina (46,1±22,2 vs. 29,3±20,8, p<0,01). O maior impacto negativo foi observado nas áreas relacionadas ao tratamento e à problemas emocionais relacionados ao diabetes. O gênero feminino foi mais afetado do que o gênero masculino, independentemente da utilização de insulina. Dentre os usuários de insulina, apenas 12% não relataram dificuldades com o uso da mesma.

CONCLUSÕES: A terapia com insulina esteve correlacionada a piores índices de qualidade de vida na amostra estudada, independentemente do tempo de diagnóstico de diabetes. No entanto, deve-se considerar que estes resultados pedem estar relacionados às características intrínsecas da população estudada, bem como do ambiente que as cerca.


Palavras-chave


Diabetes mellitus; Insulina; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v9n4.7302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr