Correlatos da qualidade de vida com características de saúde e demográficas de estudantes de medicina

Francisco Erinaldo Leite Pereira, Rafaella do Carmo Ribeiro, Liana Mirela Souza Oliveira, Jorge Luiz Araujo Filho, Maria Nathallya Rodrigues Tabosa, Petronio Souto Gouveia Filho, Vandezita Dantas de Medeiros Mazzaro, Everson Vagner de Lucena Santos, Rodrigo Bacelar da Costa Silva, Charlene de Oliveira Pereira, Milena Nunes Alves de Sousa

Resumo


OBJETIVO: Correlacionar a qualidade de vida com características de saúde e demográficas de estudantes de Medicina de uma faculdade do interior do Nordeste.

MÉTODOS: Pesquisa de caráter descritivo, transversal, analítico, com abordagem quantitativa. A amostra final foi constituída por 138 estudantes do curso de Medicina, sendo utilizada amostra não probabilística intencional, conforme critérios de inclusão e exclusão pré-determinados. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de identificação do perfil social, demográfico e de saúde do estudante e o WHOQOL-Bref, validado no Brasil. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences.

RESULTADOS: A maioria dos estudantes eram mulheres (58,7%), com idades entre 18 e 24 anos, em que 45,7% da amostra consideraram as condições do curso excelentes e nunca pensaram em desistir. No entanto, 89,1%dos discentes relataram que às vezes precisam de tratamento psiquiátrico. No que diz respeito aos domínios da qualidade de vida, relações sociais apresentou o maior escore (69,92 pontos) e as correlações mais fortes foram entre o domínio meio ambiente e físico, bem como meio ambiente e relações sociais, ambas diretamente proporcionais e estatisticamente significativas. Ainda, o tratamento psicológico apresentou correlação positiva com os domínios de qualidade de vida.

CONCLUSÕES: Os achados deste estudo indicaram haver correlações entre características de saúde e demográficas com os domínios da qualidade de vida, contudo as variáveis que correlacionam foram: sexo, satisfação com o curso, desejo de desistir do curso, uso de medicações em decorrência do curso e tratamento psicológico.

Palavras-chave


Medicina; Estudante; Qualidade de Vida; Saúde mental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v9n3.6747

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr