Modelagem fuzzy para apoio à tomada de decisão sobre as condições de trabalho em marmorarias

Luis Gustavo Baron, Débora Barni de Campos, Alex Luiz de Souza, Delcio Pereira, Alexandre Borges Fagundes, Rafaelly Gruber, Diogo José Horst

Resumo


OBJETIVO: Desenvolver um modelo fundamentado em lógica fuzzy, com o intuito de dar apoio à tomada de decisão pelos gestores de marmorarias, no tocante a tornar este ambiente de labor um local mais adequado para se trabalhar.

MÉTODOS: Para a elaboração do modelo foram utilizados conhecimentos básicos de ergonomia, no que se refere a situações relacionadas ao ruído, poeira, vibração e iluminação, fundamentadas por normas regulamentadoras (NR) elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e aprovadas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) com o objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Um estudo de caso foi aplicado em uma marmoraria localizada no planalto norte do estado de Santa Catarina. Pautado no referencial teórico de Iida (2005) e Kroemer e Grandjean (2005) este estudo avaliou as condições ergonômicas existentes, frente às condições ideais para se trabalhar no ramo lapidário.

RESULTADOS: O modelo apresentou resultados numéricos, através da utilização de variáveis de entrada quali-quantitativas, que são o mote da lógica difusa (fuzzy).

CONCLUSÕES: A análise de apoio à tomada de decisão legitimou o uso do modelo como contribuição às escolhas do gestor, através de um modelo de árvore de decisão do tipo top-down.


Palavras-chave


Apoio à tomada de decisão; Lógica fuzzy; Marmoraria; Ergonomia; Segurança no trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v9n4.5646

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr