Qualidade de vida relacionada à saúde: comparação entre pacientes submetidos à hemodiálise e voluntários saudáveis

Ivan Silveira de Avelar, Sara Rosa de Sousa Andrade, Neidiane Rosa Trindade, Maria Sebastiana Silva, Viviane Soares

Resumo


OBJETIVO: Comparar a percepção relacionada à qualidade de vida entre pacientes submetidos à hemodiálise e voluntários saudáveis.

MÉTODOS: Trata-se de um estudo caracterizado como transversal. A qualidade de vida foi avaliada pelo questionário Kidney of Disease Quality of Life-Short Form. O estudo foi realizado com pacientes (n=35) de um centro de diálise da cidade de Goiânia-GO (Brasil) e voluntários de uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (n=34) entre janeiro e março de 2013. A análise estatística foi descritiva, associativa, comparativa, consistência interna e regressão linear múltipla.

RESULTADOS: Os sintomas da doença, sobrecarga da doença e função sexual tiveram o coeficiente Cronbach α superiores a 0.70. A regressão múltipla mostrou associação da idade com declínio da qualidade de vida dos pacientes.

CONCLUSÕES: Os pacientes em hemodiálise tiveram redução dos aspectos relacionados à qualidade de vida quando comparados com sujeitos saudáveis nas dimensões físicas e emocionais. Além disso, a idade foi a única variável que influenciou a qualidade de vidas nestes pacientes.


Palavras-chave


Qualidade de vida; Insuficiência renal crônica; Diálise renal.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v9n3.5573

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr