Qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral: percepção de cuidadores

Ligia Maria Presumido Braccialli, Bruna Pizetta Ferronato, Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira, Walkiria Gonçalves Reganhan, Andreia Naomi Sankako, Adriana Garcia Gonçalves, Danielli Souza Speciali

Resumo


OBJETIVO: Avaliar o impacto da idade, do nível de comprometimento motor e do gênero na qualidade de vida (QV) de crianças com paralisia cerebral (PC).

MÉTODOS: Participaram 125 cuidadores primários de crianças com PC com idade entre 4 e 12 anos. Os participantes responderam os questionários: Child Health Questionnaire (CHQ-PF50) – versão para cuidadores e o Kidscreen 10 versão para os cuidadores. Foi realizada análise estatística dos dados. Para a comparação entre os grupos de meninos e meninas foi usado o Teste T de Student para grupos independentes. Para a análise da relação entre os domínios de QV e idade e o nível do Sistema de Classificação da Habilidade Motora Grossa (GMFCS) foi usado Teste de Correlação de Pearson.

RESULTADOS: O domínio atividades familiares apresentou o melhor escore e o domínio percepção de saúde o pior do CHQ-PF50 na percepção dos cuidadores. As crianças mais velhas e os meninos apresentaram a melhor QV, enquanto as crianças com menor comprometimento motor tiveram a pior.

CONCLUSÕES: O grau de comprometimento motor e a idade têm impacto na QV de crianças com PC e existe diferença na QV de meninas e meninos. 


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbqv.v8n1.3700

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr